Código de Ética
Código de Ética do Poloprobio, aprovado em Assembléia Geral Extraordinária do dia 02.09.14 e registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas jurídicas do 2° Ofício de Castanhal em 12.09.14
Missão do Poloprobio
Promover o desenvolvimento humano das populações indígenas e comunidades extrativistas, visando o desenvolvimento regional sustentável com a proteção do ambiente e a promoção do ser humano, podendo atuar com indígenas, seringueiros, ribeirinhos, quilombolas, agricultores familiares, sejam eles ocupantes, proprietários ou assentados da reforma agrária oficial ou não, buscando a conquista de oportunidades.
Visão
Buscar todas as formas legais de promover o bem estar físico, econômico e social das comunidades atendidas, sem impactar o ambiente.
Valores
Protagonismo, Oportunidade, Meritocracia, Profissionalismo, Comprometimento, Transparência.
Compromissos dos associados e colaboradores do Poloprobio
Procurar disseminar os valores da instituição, conceitos e práticas, inspirando pessoas principalmente por meio de seu próprio exemplo, além de adotar sempre uma atitude transparente quanto aos procedimentos.
Relação entre colaboradores e patrocinadores Cuidar para que os valores humanos e ambientais sejam preservados na consolidação de novas parcerias. Gerenciar eticamente, com competência e eficácia, os recursos a si confiados, tendo sempre o foco para a construção de um futuro melhor.
Relação dos colaboradores com seus Beneficiários/Parceiros
Cultivar uma relação benéfica entre as partes, tendo por base o respeito, compromisso, confiança e respeito às Leis vigentes.
A relação dos colaboradores do Poloprobio com outras Entidades
Agir com cooperação e ética frente a críticas e conflitos, buscando, sempre que possível, a composição amigável dentro do respeito às normas legais em vigor.
A relação dos associados com o Poder Público
Agir de maneira clara e transparente quanto aos objetivos e interesses envolvidos, franqueando o acesso às informações que lhes forem pertinentes.
A relação dos associados e colaboradores do Poloprobio com as questões étnicas Agir de maneira a respeitar a forma de vida e o tempo de ação e resposta de cada comunidade, preservando as questões que lhes são peculiares e compartilhando somente aquilo que for permitido por cada povo, etnia ou população.
Francisco Samonek CPF 15076679904 -Presidente do Poloprobio